Buscar
  • contato679618

Faça você mesmo. Como cuidar de girassol: aprenda a plantar e cultivar no seu jardim.


O girassol (Helianthus annuus) é facilmente reconhecido pelas suas flores amarelas que acompanham a trajetória solar durante o dia. São plantas anuais, que florescem no verão e tem muita popularidade por causa de sua beleza e suas diversas utilidades. Suas flores grandes e chamativas podem ser cultivadas como plantas ornamentais em vasos ou nos jardins. Além disso, são fáceis de plantar e cultivar. Sua cor radiante leva alegria e deixa o espaço ou o jardim muito mais vívido.

Qual é o melhor local para se plantar um girassol?

O girassol pode ser cultivado em vasos ou diretamente no solo, veja as principais especificações para cada tipo de cultivo e escolha a melhor forma de plantar seu girassol:

  • Em vasos: o girassol pode ser plantado em vasos médios e grandes, que tenham entre 30 a 40 cm de largura ou diâmetro. Nesse caso, o ideal é optar por mudas de girassóis anões ou de menor tamanho. Escolha um local ensolarado, dentro de casa ou no jardim, para deixar o vaso com o girassol.

  • Diretamente no solo: para o plantio diretamente no solo, tamanhos maiores podem ser plantados. Observe se o local escolhido é bem drenado, com profundidade e rico em matéria orgânica. As raízes do girassol são longas e podem apodrecer se o solo for alagado. No solo os girassóis podem ser plantados em canteiros individuais ou em fileiras.

Para quem deseja iluminar o jardim, aproveite para cultivar o girassol no solo. Caso o solo não seja adequado para o cultivo ou se o espaço externo for pequeno, invista no cultivo em vasos. Você pode decorar a varanda ou a sacada com o girassol em vasos ou floreiras, prontos para começar? Como plantar girassol?

Plantar seu próprio girassol, no vaso ou no jardim, é simples. Opte por plantar em um local que receba sol na maior parte do dia. No jardim, evite obstáculos que possam bloquear o sol como árvores ou muros. Se o plantio for em um vaso, coloque-o em um espaço ensolarado. Seu processo de plantio é similar a outras plantas, confira o passo a passo para plantar girassol em casa:

  • Passo 1: adquira as sementes de uma variedade de girassol. Verifique a altura que a planta atingirá e opte por uma adequada ao local escolhido para o plantio. As variedades anãs ficam com menos de 30 cm e os gigantes podem alcançar até 4,5 m de altura.

  • Passo 2: se for plantar em um vaso, coloque pedras ou cascalho ao fundo para facilitar a drenagem, preencha o restante com terra. Entretanto, caso tenha escolhido o solo lembre-se de verificar se o local é bem drenado e com bastante composto orgânico.

  • Passo 3: para facilitar a germinação da semente, molhe um papel toalha e embrulhe as sementes com casca. Coloque dentro de um saco plástico e deixe descansar por 2 dias. Após esse tempo, as sementes começarão a germinar e estarão prontas para o plantio.

  • Passo 4: cave um pequeno buraco, de 2 a 4 cm de profundidade, para acomodar a semente. Caso queira plantar várias sementes, deixe cerca de 30 cm de distância entre elas, assim os girassóis têm espaço suficiente para se desenvolverem. Em seguida, cubra as sementes com um pouco mais de terra após o plantio e para finalizar, regue a área.

Agora que você já aprendeu como plantar um girassol, veja a seguir as dicas para cuidar e garantir que os girassóis se desenvolvam com vigor e tenham uma maravilhosa floração. Como cuidar de girassol. O girassol é uma planta resistente, mas alguns cuidados mínimos precisam ser tomados para que ela cresça rapidamente e sem problemas. Por isso, aqui vai uma lista com os principais cuidados para garantir a beleza de suas flores.

Iluminação

Lembre-se que o girassol precisa receber luz solar direta por várias horas ao dia. A planta cresce melhor com exposição de no mínimo 4 horas de sol diariamente. Prefira a exposição ao sol da manhã.

Irrigação

Regue com frequência para manter o solo em torno do girassol úmido, mas nunca encharcado. Com as plantas bem desenvolvidas a irrigação pode ser feita com menos frequência.

Pragas

Proteja o girassol das pragas e plantas invasoras. Retire outras plantas e ervas daninhas, no início do plantio, para evitar que concorram por nutrientes do solo. Se tiver problemas com pássaros, cubra o solo com uma rede para dificultar que eles retirem as sementes. Mas, caso o problema seja com caracóis, coloque iscas ou repelentes em torno da área plantada.

Poda

Retire os girassóis mais fracos para dar mais espaço e nutrientes para os girassóis maiores e saudáveis, principalmente se houver pouco espaço entre as plantas para o desenvolvimento.

Fertilização

Os girassóis crescem bem sem a fertilização, mas um solo rico é recomendado para as variedades gigantes e certamente terá flores mais bonitas e vistosas. Utilize um fertilizante balanceado, de liberação lenta ou rico em nitrogênio. O húmus de minhoca também pode ser utilizado como fertilizante orgânico.

Temperatura

O girassol tolera bem temperaturas elevadas e cresce bem entre 18°C e 33°C. Evite baixas temperaturas durante o ciclo de cultivo. Ventos fortes e tempestades também podem causar danos.

Crescimento

Alguns girassóis de tamanhos maiores podem ficar pesados demais ao crescerem, por isso amarre seu caule em uma estaca de madeira, cano ou graveto para ajudar na sustentação da planta.

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo